Telegram – Um convite feito para meus amigos do mundo virtualizado

Telegram – Um convite feito para meus amigos do mundo virtualizado.

Boa noite galera do mundo virtualizadoi, já há algum tempo eu venho usando o Telegram, mais conhecido popularmente por Zapzap. Existem até pessoas que muitas vezes acabam chamando o Uatisapi (Whatsup) de Zapzap. Mas, o verdadeiro Zapzap é o Telegram, ou seja, um sofituiere livre (software livre) de código aberto somente para a estrutura dos usuários já que seus servidores rodam aplicações proprietárias. Entretanto, apesar de “livre” ele é uma aplicação de uma empresa corporativa. A empresa tem sede na Alemanha, mas o sofituiere foi desenvolvido por dois russos. (veja essa interessante reportagem sobre a disputa de mercado entre as empresas de desenvolvimento de software para uso nas e como redes sociai: http://hashtag.blogfolha.uol.com.br/2015/02/26/a-corrida-pelo-telegram/) Os dois irmãos Nikolai Durov e Pavel Durov. O nome da empresa é Telegram LLC.

“Todos os clientes oficiais do Telegram (e alguns dos clientes não oficiais) são de código aberto. O código do servidor é fechado, mas é esperado para ser lançado em 2014. Pavel Durov mencionou que o código do servidor não é software livre, porque o Telegram requer uma grande reformulação da arquitetura a fim de permitir que os servidores independentes para troca de dados e agir como uma parte do Telegram em uma nuvem unificada.”

Características:

Todas as conversas são criptografadas;

Sincronização na nuvem entre dispositivos;

Maior velocidade no envio de mensagens;

Distribuição de servidores em todo o mundo para maior segurança e velocidade;

API em código aberto e protocolo livre para todos;

Gratuito, sem propaganda e mensalidades;

Possui versões móveis, versões para desktop e navegador web;

Pode enviar fotos, vídeos e “documentos”: todos os tipos de arquivos suportados e sem limite de tamanho;

Grupos para 200 membros;

Chats secretos com criptografia end-to-end;

Mensagens de auto-destruição em chats secretos;

Status de leitura da mensagem: 1 traço = enviada, 2 traços = aberta.

Fonte Internete: http://pt.m.wikipedia.org/wiki/Telegram_(aplicativo)

“Segundo a Free Software Foundation (Fundação do Software Livre), o software livre deve garantir quatro tipos de liberdade aos usuários:

1 – Liberdade de executar o programa para qualquer propósito;

2 – Liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo para suas necessidades;

3 – Liberdade de redistribuir cópias do programa de modo que você possa ajudar outros usuários;

4 – Liberdade de modificar o programa e distribuir essas alterações, de modo que toda a comunidade se beneficie.”;

Fonte Internete: http://revistaescola.abril.com.br/blogs/tecnologia-educacao/2014/06/17/voce-sabe-a-diferenca-entre-software-livre-e-codigo-aberto/.

O legal é que da para usar o Telegram via désquitópi (desktop) através de um arquivo executável. Você só terá o trabalho de instalar o aplicativo via linque (link) do saite(site): https://desktop.telegram.org/

Além de poder usar no seu computador de casa. Há também uma versão para Uébei(web): https://web.telegram.org/

Há versões para Espertofone (Smartphone) do tipo Aifoni(iPhone), para Aipodi(iPOD) e para claro para as Tabuletas (Tablets – Quem quiser ver por curiosidade a etimologia da palavra ver em: http://veja.abril.com.br/blog/sobre-palavras/curiosidades-etimologicas/o-tablet-o-tablete-e-a-tabuleta/) da linha AiPede(iPAD), disponível no saite do AiTûnies (iTunes): https://itunes.apple.com/br/app/telegram-messenger/id686449807?mt=8

 Fonte internete: http://www.outsidethebeltway.com/last-telegram-ever-to-be-sent-on-july-14thho/ O primeiro

O primeiro “Telegram” criado pelos homens, mulheres, que antes de adultos foram crianças e depois de foram idosos. Fonte internete: http://www.outsidethebeltway.com/last-telegram-ever-to-be-sent-on-july-14thho/

E como diria o grande dróide (droid) rebelde R2D2: ” http://www.r2d2translator.com/download.php?zeSound=41gtv3c3nn7u4d1nnn6q8dlsd2_0 ” que traduzindo, ou melhor, decodificando a linguagem de programação quaternária (linguagem que ainda não existe em nossa galáxia), e que a partir de hoje eu passei a adotar aqui no meu Verdróide (droid) II, exclusivamente para vocês aqui do Feicibuqui; Essa barulheira sonora de bits, similar ao do simpático dróide (droid) do cinema, o R2D2, significa: “Que a força esteja com vocês” (http://starwars.wikia.com/wiki/May_the_Force_be_with_you) traduzida do inglês. Uma vez que, pelo menos na viagem ficcional dos filmes da saga Star Wars, os norte-americanos dominaram alguns punhados de galáxias.

Fonte internete: http://starwars.wikia.com/wiki/Ssi-ruuvi_security_droid
Fonte internete: http://starwars.wikia.com/wiki/Ssi-ruuvi_security_droid

Eu finalizo esse gostoso texto dizendo que tive e continuarei tendo um grande prazer em escrever para todos vocês sobre esse tipo de assunto. Principalmente, depois de uma semana difícil, porém bem gratificante, de trabalho, estudo e militância política.

Eu que relatar o resgate do meu vizinho e de seus familiares pelos bombeiros que ocorreu a quase exatas vinte e quatro horas atrás aqui em Edísom (É di Som Gonçalo) no condomínio onde moro. Assim que eu cheguei e fui me dirigir ao bloco de apartamentos para subir para minha casa. Felizmente e infelizmente eu pude acompanhar de perto os esforços incessantes dos trabalhadores do turno da noite e do síndico, que chegou logo em seguida, na tentativa do resgate do pessoal preso na cabina. A primeira coisa que me veio imediatamente a cabeça quando tomei ciência do estava acontecendo foi ligar para os bombeiros. Mas, isso já havia sido solicitado pelo síndico. Eu, ainda assim, liguei para a portaria e um dos porteiros da noite atendeu e me informou que já havia acionado os bombeiros e que eles já estavam a caminho. Além disso, naquele momento, o porteiro também estava ligando para o suporte técnico da empresa responsável pela manutenção do elevador,a TEC NIT. Nesse ínterim, subimos pelo outro elevador, dito como “elevador social”, e nos dirigimos até o andar onde o elevador de serviço estava parado, nos deparamos com um dos vigias da noite tentando acionar o mecanismo manual de abertura da porta externa do elevador. Nos juntamos a ele e conseguimos abrir, na marra, uma brecha na parte inferior da porta onde, finalmente, podíamos visualizar os vizinhos que estavam presos entre um andar e o outro. Eles ficaram ali dàs 00:00 hrs de ontem, dia 18/04, até às 03:29hrs da manhã. Pois, os bombeiros só puderam chegar por volta dás 00:50hrs. Eu ajudei dentro daquilo que estava ao meu alcance; dando água, pela brecha que abrimos entre o batente do andar e a porta externa, coloquei um ventilador de chão para circular ar fresco para dentro da cabina e claro dei um apoio psicológico para eles num momento tão delicado. Coisa que nem os bombeiros estavam muito preocupados em fazer. Apesar desse tempo todo, os vizinhos, um casal e sua filha adolescente, aparentavam calma. Procurei, até achegada dos bombeiros, conversar bastante com eles, já que o tempo ilhados na cabina já se começara passar das duas horas. Um pouco antes dàs quatro da manhã, 03:29hrs, eles foram finalmente retirados de lá ilesos, graças a ¡Pachamama, e aos esforços dos bombeiros que sempre são guerreiros incansáveis, aproveito o ensejo para mandar um salve aos primos Johnatan Prata e Alessanderson Inocencio, quer tiveram que gira o sistema na munheca e utilizando ferramentas suas para fazer o serviço de salvamento.

Fonte internete: https://fabiopereira.wordpress.com/tag/bombeiros/
Fonte internete: https://fabiopereira.wordpress.com/tag/bombeiros/

A esposa do meu vizinho foi umas das primeiras a sair do elevador. Ao sair ela entrou em prantos dizendo “Eu sabia, eu sabia!! Que Jesus está, e sempre estará, comigo e com a minha família!! Ele não nós abandonaria numa hora dessas!! Meu Jesus, amado e querido, obrigado meus Deus!! Muitos obrigado meu Jesus amado!!”. Admito que me emocionei e me emociono ao lembrar dela falou isso. E ela falou com muita vontade, fôlego usando as suas forças que lhe restavam a plenos pulmões. Eu também agradeci a ¡Pachamama por tudo terminar tudo bem, sem feridos e todos salvos. Agradeci em pensamento e continuo agradecendo até agora.

Eu também gostaria de enfatizar, e esse é um dos pontos mais importantes que devemos destacar aqui, o motivo da demora no resgate do pessoal preso no elevador. Mas, antes, eu devo esclarecer que até parece que tudo do que eu disse até agora não tem nada ver com aplicativos, segurança ou dróides (droids) do universo ficcional do diretor Jorge Lucas (Ver biografia em: http://www.infopedia.pt/$george-lucas). Entretanto, tudo o que eu disse têm a ver, e muito, com o uso dos diversos tipos de tecnologias em nossas vidas contemporâneas. Onde a tecnologia deve ser utilizada para nos servir, isto é, deve vir em prol de facilitar, melhorar e manutenir as nossas vidas e não nos por em risco de vida desnecessários como esse que ocorreu ontem.

Fonte internete: http://canaltech.com.br/noticia/ciencia/Stephen-Hawking-alerta-Inteligencia-Artificial-pode-ser-o-fim-da-humanidade/
Fonte internete: http://canaltech.com.br/noticia/ciencia/Stephen-Hawking-alerta-Inteligencia-Artificial-pode-ser-o-fim-da-humanidade/

A demora no resgate foi pelo fato de que o volante de acionamento manual do sistema de engrenagens da sala de máquinas dos elevadores não estava na sala. Conforme o documento II_14_Salvamento_em_Elevadores_AN (Ver em: http://pop.cbmerj.rj.gov.br/arquivos/II_14_Salvamento_em_Elevadores_AN.pdf) esse é um item fundamental para o salvamento seguro das vítimas em caso de ocorrer algum sinistro. O item 5.2. Conduta operacional para vítimas retidas no interior da cabina: define bem isso. A a empresa anterior à atual era quem fazia a manutenção e que reprojetou e instalou os elevadores aqui do condomínio. A empresa anterior é popularmente conhecida como OTIS (ver em: http://www.otis.com/site/br/Pages/OtisHistory.aspx). Todavia, a OTIS Brasil é oriunda da Otis Elevator Company criada em 1853 nos Estados Unidos da América. Ela “é uma empresa norte-americana, com subsidiárias em mais de 200 países, fabricante de elevadores, escadas rolantes e esteiras rolantes, fundada por Elisha Graves Otis em 1853.” (Fonte internete: http://pt.wikipedia.org/wiki/Otis_Elevator_Company). Então, para quem não sabe Elisha foi o inventor do freio de acionamento “remoto” dos primeiros elevadores.

Fonte internete: https://coisasdaarquitetura.wordpress.com/2010/06/16/escola-de-chicago/
Fonte internete: https://coisasdaarquitetura.wordpress.com/2010/06/16/escola-de-chicago/

Esse é um sistema que é acionado em caso de pane no sistema de sustentação e içamento por cabos de aço. É lógico que os elevadores vem a cada dia que passa sendo aperfeiçoados conforme o avanço, a evolução e consequentemente a aplicação de novas técnicas de engenharia que nos seres humanos inventamos, desenvolvemos e construímos ao longo de quase dois séculos da invenção do primeiro elevador. Apesar de tanto tempo ter se passado, nós ainda utilizamos os conhecimentos aplicados pelo inventor Elisha Graves Otis. Vale a pena conferir um pouco sobre a sua biografia. É como se diz naquela velha máxima “o que é bom fica pra contar a história.” Em se falando de fazer história, eu contei toda esse histórico para deixar claro que a OTIS não é uma empresa de fundo de quintal. E porque quando estamos tratando de questões relacionadas a nossa segurança nos transportes públicos de massa, a história fica muito séria.

Eu acredito que depois desse acontecimento o inventor de Halifax, Vermont deve estar se revirando no túmulo nesse exato momento. Pois, a atual forma de gestão que a OTIS vem adotando com relação as questões de segurança, são exemplos a não serem seguidos. Uma vez que, a passagem de serviço para a empresa contratada para gerenciar o funcionamento e manutenção a TECNIT Elevadores Ltda. Manutenção de Resultados não ocorreu de forma correta. Isso é o mínimo que deve ser feito com relação as questões de qualidade, segurança, meio ambiente e saúde ao transferir um serviço de manutenção de uma empresa para outra. E o corpo de administração do condomínio também tem sua parcela de responsabilidade nisso.

Fonte internete: http://www.usgwarchives.net/nc/caswell/photos/hamer.html
Fonte internete: http://www.usgwarchives.net/nc/caswell/photos/hamer.html

Essa pequena história que contei da madrugada de ontem me fez lembrar que quando estamos em apuros, e em sério risco de vida, e nós não temos como nos salvar, dependendo exclusivamente da ajuda de outros, ou seja, do corpo coletivo que vive ou está em seu entorno. Nós acabamos apelando e nos remetemos ao que acreditamos ser o mais sagrado e conectado com as forças divinas e num olhar mais científico com as questões metafísicas, ou seja, “esta palavra tem origem grega: “tà metá tà physiká”, aquilo que está para além do plano físico.” (Cabral, et al. 2013, Pág. 67). Descomplicando evocamos a nossas crenças religiosas para os religiosos ou ontológicas para os não relgiosos. É por isso que eu gosto muito da resposta para a frase que decodifiquei do meu VerDroid II. Aquela similar as que o R2D2 exporta nos filmes. A resposta é “que a força estará com vocês, sempre”.

“que a força estará com vocês, sempre
“que a força estará com vocês, sempre”.
Fonte internete: http://starwars.wikia.com/wiki/May_the_Force_be_with_you

Obs.: Informo que também existe um Wiki em português do Starwars (http://pt.starwars.wikia.com/wiki/Página_principal). E além dele há uma página exclusiva no Feicibuqui (https://www.facebook.com/UniversoStarWars/posts/502595923099297).

Abraço Fraterno, salud e ¡Pachamama

Fonte internete: http://nuevacatedra.com.ar/en-el-dia-de-la-pachamama/
Fonte internete: http://nuevacatedra.com.ar/en-el-dia-de-la-pachamama/

Contribuições voluntárias de apoio mútuo

Caso vocês queriam fazer alguma contribuição voluntária para apoiar o blog fiquem à vontade. Quaisquer valores serão bem-vindos e irão me ajudar na elaboração de textos críticos e informativos cada vez melhores como também na melhoria do blog.

Dados bancários:

Nome: Michel Fonseca Arruda

PIX: michelfacs@gmail.com

Banco: Caixa Econômica Federal

Agência: 3073

Conta Corrente: 00001015-9 Operação: 001

Publicado por micheloverde

Pachamama | Musica | Sociologia | Energias Renovaveis | Liberdade | Praia | Caminhadas|Bike |Boas Amizades | Filmes, livros e games quando esta chovendo | Michel o Verde Abraço Fraterno, Salud e ¡Pachamama, Santa tierra Kusiya Kusiya Iahai Iahou Correio-E (Gmail): michelfacs@gmail.com “Não se pode matar a Idéia a tiros de canhão, nem tão pouco acorrentá-la.” Louise Michel Blogue (Blog): https://mundolivreverde.wordpress.com/ "Oni ne povas mortigi la ideon per kanon-pafo, nek ĉenas ĝin." Louise Michel Correio-E (Riseup): michelfacs@riseup.net "Vous ne pouvez pas tuer l'idée à coups de canon, ni enchaînés elle." Louise Michel Feicibuqui (Facebook): micheloverde "No se puede matar la idea por fuego de cañón, ni la encadenó." Louise Michel Tuíter (Twitter): @micheloverde "You can not kill the idea by cannon fire, nor chained her." Louise Michel Escáipi (Skype): micheloverde

2 comentários em “Telegram – Um convite feito para meus amigos do mundo virtualizado

Deixe um comentário