Saiba mais sobre a Pachamama

la pachamama

A querida e amada Pachamama, é conhecida também como a Mãe Terra. Ela que representa a Deusa maior em muitas culturas, capaz de mudar todo o sentido na vida de muitas pessoas trazendo prosperidade, sustento e boa energia.

A Pachamama é aquela que possui o dom da purificação e da limpeza, além do poder de plantar no coração de todos o amor e perdão, sendo assim considerada como a que semeia a vida no mundo.

A Mãe Terra é a Deidade máxima dos Andes, Bolivianos e Peruanos, relacionada também à terra, fertilidade, mãe e principalmente Aquela que representa uma grandiosa divindade feminina.

Entenda mais sobre Pachamama

O que é Pachamama?

Pacha Mama ou Pachamama é a Deusa da fertilidade ou a maior Divindade feminina cultuada em diversas culturas – principalmente a Inca -, onde ela teve suas origens na mitologia do mesmo local. Seu nome deriva-se de Quéchua, uma antiga língua utilizada pelos povos andinos, anteriores aos Incas. Pachamama, tem o significado de “Mãe Terra” ou o verdadeiro significado como ” Mãe de todos”, lembrando que Mama é “Mãe”, e o Pacha como “terra”, “mundo”,”cosmos”, assim chamada também de “Mãe Cósmica”.

História

Mesmo com a invasão dos espanhóis nas terras Incas – e depois de terem destruído quase tudo -, as representações escupidas ou desenhadas da Pachamama ainda seguem vivas e foram preservadas, continuando permear seus mistérios por toda cultura andina até nos dias de hoje.

Segundo a história, as mulheres não tinham poder dentro da civilização Inca, mas foram figuras cruciais para montarem o sistema de crenças de toda a sociedade, isto é, se transformaram no motivo pelo qual tudo existe e passaram a ser partes essenciais das instituições religiosas. Por isso que dentro de todo esse encadeamento de cultura, Pachamama é a figura central e Aquela Mãe geradora de vida, que doa sentido e alma para todos, tanto para os seres humanos quanto para a terra.

Hoje ela ainda é representada como símbolo de fertilidade, prosperidade e proteção para terra e para aqueles que habitam nela.

A importância da natureza

Quando se entra em contato com a natureza, é perceptível que nossas esperanças e coragem para enfrentar cada situação da vida aumente. A natureza é como um presente da Divindade para todos os seres humanos, independente de religião, localização, raça ou cultura.

A cada nascimento do Sol, é como se fosse uma oportunidade única para cada um compreender a existência de um Grande Mistério do Universo.

Imagem de Pacha Mama

Geralmente ela é representada com o corpo espalhado em uma forma simétrica, ou como parte da própria natureza. Simboliza também a perfeição em sua forma. Em algumas representações ela está toda envolvida em um círculo com pernas e braços estendidos, contendo um bebê em seu colo. PachaMama está sempre sorrindo ou serena para trazer paz aos seus filhos.

Visualmente as imagens dela simbolizam uma mulher calma e que está sempre em picos de trabalho, isto é, sempre fabricando vidas. Seu corpo demonstra tranquilidade e segurança fazendo parte do mundo.

Costumes e cultura

Em 1º de agosto costuma-se fazer diversas oferendas em homenagem à Pachamama, pois é esse o seu dia. Normalmente enterra-se em um lugar uma panela de barro com comida cozida, ou também se põe diversos outros objetos como: coca, álcool, vinho, cigarros, etc.

Pacha Mama é considerada como a maior divindade do mundo, principalmente no xamanismo, porque foi a partir dela que tudo se concretizou, que tudo foi criado, dando a vida e principalmente ensinando o amor, empatia e compressão a todos.

Fonte https://www.iquilibrio.com/blog/espiritualidade/xamanismo/pachamama/

Contribuições voluntárias de apoio mútuo

Caso vocês queriam fazer alguma contribuição voluntária para apoiar o blog fiquem à vontade. Quaisquer valores serão bem-vindos e irão me ajudar na elaboração de textos críticos e informativos cada vez melhores como também na melhoria do blog.

Dados bancários:

Nome: Michel Fonseca Arruda

PIX: michelfacs@gmail.com

Banco: Caixa Econômica Federal

Agência: 3073

Conta Corrente: 00001015-9 Operação: 001

Publicado por micheloverde

Pachamama | Musica | Sociologia | Energias Renovaveis | Liberdade | Praia | Caminhadas|Bike |Boas Amizades | Filmes, livros e games quando esta chovendo | Michel o Verde Abraço Fraterno, Salud e ¡Pachamama, Santa tierra Kusiya Kusiya Iahai Iahou Correio-E (Gmail): michelfacs@gmail.com “Não se pode matar a Idéia a tiros de canhão, nem tão pouco acorrentá-la.” Louise Michel Blogue (Blog): https://mundolivreverde.wordpress.com/ "Oni ne povas mortigi la ideon per kanon-pafo, nek ĉenas ĝin." Louise Michel Correio-E (Riseup): michelfacs@riseup.net "Vous ne pouvez pas tuer l'idée à coups de canon, ni enchaînés elle." Louise Michel Feicibuqui (Facebook): micheloverde "No se puede matar la idea por fuego de cañón, ni la encadenó." Louise Michel Tuíter (Twitter): @micheloverde "You can not kill the idea by cannon fire, nor chained her." Louise Michel Escáipi (Skype): micheloverde

Deixe um comentário