
Hoje, 08 de março, comemoramos o Dia Internacional da Mulher. A data, que é um reconhecimento da luta das mulheres por igualdade e melhores condições de trabalho no início do século XX, vem para nos lembrar de detalhes que fazem toda a diferença no nosso dia a dia.
Dia Internacional da Mulher: A história da data
Atualmente, é normal que mulheres votem, tenham conta em bancos, gastem o dinheiro que ganham trabalhando da forma que acharem melhor, usem calças e tantas outras coisas. Mas você sabia que nem sempre foi assim?
Entre o final do século XIX e início do século XX, a mulher não tinha direito a nenhum desses exemplos que citei acima. Foi juntando todas essas insatisfações à precárias condições de trabalho que surgiram as primeiras manifestações organizadas por mulheres para conquistar direitos iguais aos homens.
6 Mulheres francesas que vão te inspirar
E hoje, em comemoração à data e em homenagem a tantas mulheres que lutaram para que hoje tenhamos a liberdade que já conquistamos, vou te apresentar 6 mulheres francesas que são pura inspiração.
Simone Veil

Simone Veil:
Nascida em Nice em 1927, Simone Veil tem uma história incrível que merece ser lembrada. De família judia, Veil sofreu com os horrores do preconceito durante a 2ª Guerra Mundial, e sobreviveu à um dos campos de concentração nazistas.
Simone Veil teve papel fundamental no reestabelecimento do acordo de paz entre França e Alemanha após a 2ª Guerra Mundial. E em 1979 foi eleita presidente do Parlamento Europeu, uma das principais instituições da União Europeia.
Além disso, Simone Veil é uma das personalidades políticas mais amadas da França, lembrada principalmente por defender a despenalização do aborto enquanto Ministra da Saúde.
Concordando ou não com seu posicionamento, é preciso respeitar a grande mulher que ela foi e sua luta pela preservação dos direitos humanos e direito da mulher.
Camille Claudel

Camille Claudel:
Nascida no norte da França em 1864, Camille Claudel foi uma escultora e artista gráfica que, apesar de não ter suas obras admiradas enquanto viva, ganhou grande notoriedade por sua originalidade nas décadas seguintes.
Camille, que desde criança era apaixonada por pedra e terra, iniciou os estudos na Académie Colarossi – uma das poucas escolas de artes abertas para mulheres na época. Anos depois, alugou um estúdio para desenvolver sua arte junto com outras mulheres.
A escultora, muitas vezes associada a Rodin por seu conturbado relacionamento, é considerada um gênio da escultura pelos críticos. Infelizmente, após a morte do pai, Camille foi abruptamente internada em um hospício pelo irmão e mãe que não aceitavam seu estilo de vida.
Por diversas vezes os médicos afirmaram à família que Camille não precisava ficar internada, mas todas as vezes a família optou por mantê-la presa.
Então a minha dica é: vamos exaltar a arte dessa grande mulher que sofreu tanto em vida. Procure por suas obras, como: The Age of Maturity e Sakountala.
The Age of Maturity

Louise Michel

Louise Michel:
Nascida em 1830 em Marseille, Louise Michel ou Enjolras, como era conhecida, foi uma professora, poetisa, escritora, enfermeira e blanquista da França.
Enjolras é conhecida por seus ideais anarquistas. Preocupada com a educação infantil, lecionou por diversos anos em Paris enquanto também escrevia uma extensa obra literária, política e educacional com foco em movimentos sociais.
Louise é reconhecida até hoje como uma das mais notáveis feministas, anarquistas e educadoras do século XIX.
Marie Curie

Marie Curie:
Nascida em Varsóvia na Polônia, e naturalizada francesa anos depois, Marie Curie foi uma importante cientista e física.
Marie conduziu importantes pesquisas pioneiras no ramo da radioatividade. É mundialmente reconhecida por ser a primeira mulher laureada com um Prêmio Nobel. Além disso, foi a primeira pessoa a ganhar o prêmio duas vezes.
Marie Curie também foi a primeira mulher a ser admitida como professora na Universidade de Paris. Como se não bastasse, também foi enterrada com méritos no Panteão de Paris.
Dentre as suas conquistas, estão um Nobel de Física e um de Química, a Teoria da Radioatividade e a descoberta de dois elementos, o polônio e o rádio.
Simone de Beauvoir

Simone de Beauvoir:
Nascida em Paris em 1908, Simone de Beauvoir foi uma filósofa, escritora, ativista política, feminista e teórica social francesa.
De Beauvoir estudou matemática, literatura e línguas e filosofia em diferentes centros de estudo. No último, a Universidade de Sorbonne em Paris, conheceu outros jovens intelectuais como Jean-Paul Sartre, com quem manteve um relacionamento aberto ao longo de toda a vida.
Simone lecionou em diversas instituições escolares, além de escrever romances, ensaios, biografias e monografias sobre filosofia e questões sociais. Também é reconhecida pelo livro O Segundo Sexo, em que faz uma análise detalhada sobre a opressão das mulheres, e por outros romances como A Convidada e Os Mandarins.
Coco Chanel

Coco Chanel:
Nascida em Saumur em 1883, Gabrielle Bonheur Chanel, ou Coco Chanel como era conhecida, foi uma estilista francesa e fundadora da Chanel, marca reconhecida mundialmente até hoje.
Vindo de uma família humilde, Gabrielle perdeu a mãe com doze anos e foi deixada em um orfanato pelo pai. Aos dezoito anos optou por sair do orfanato e morar em uma pensão reservada para meninas católicas, onde aprimorou seu conhecimento como costureira.
Por volta de 1909 ela abre a sua primeira casa de chapéus com a ajuda de Arthur Capel, com quem viveu um romance por cerca de dez anos.
Em 1919 abriu a primeira casa de costura, onde vendia roupas desportivas, para praia e para montar a cavalo. Além de inventar, de forma pioneira, as primeiras calças femininas.
A partir dessa época, suas roupas passaram a vestir também grandes atrizes de Hollywood e seu estilo começou a ditar moda em todo o mundo.
Chanel é a única estilista presente na lista de pessoas mais importantes do século XX da revista Time.
Ufa! São muitas mulheres maravilhosas né? Espero que esse texto tenha servido como um grande incentivo diante dessa data tão importante para todas nós mulheres.
Depois me conta aqui que outras mulheres são suas fontes de inspiração! Ah, e não deixe de seguir o Bonjour Abajour também no Facebook e no Instagram, lá eu sempre coloco diversas dicas legais sobre a língua e cultura francesa.
À bientôt,

- Criado por 08 Março 2020
Contribuições voluntárias de apoio mútuo
Caso vocês queriam fazer alguma contribuição voluntária para apoiar o blog fiquem à vontade. Quaisquer valores serão bem-vindos e irão me ajudar na elaboração de textos críticos e informativos cada vez melhores como também na melhoria do blog.
Dados bancários:
Nome: Michel Fonseca Arruda
PIX: michelfacs@gmail.com
Banco: Caixa Econômica Federal
Agência: 3073
Conta Corrente: 00001015-9 Operação: 001
